Filme - o júri
O Júri, dirigido por Gary Fleder, (título original “Runaway Jury” - 2003), relata a história de um Tribunal do Júri americano, ele retrata a venda de armas à população norte americana sem a menor dificuldade de comercialização trazendo danos irreparáveis a diversas famílias como é citado nesse filme.
O caso Celeste Wood teve início em uma segunda feira dentro de uma grande empresa onde seu marido era um dos gerentes, que por ventura há três dias anterior na (sexta feira) havia despedido um de seus corretores de imóveis. O corretor fracassado foi até uma loja de arma comprou uma arma automática sem qualquer dificuldade, adentrou no prédio de seu emprego onde fora despedido onde matou 11 pessoas e feriu cinco sendo que logo após deu um tiro contra sua própria cabeça. A víuva de uma das vitimas que teve seu marido assassinado então resolve buscar a Justiça pela morte dele , passaram-se dois anos esse caso é levado a júri contra o fabricante de armas devido à fabricação de armas de calibres pesados para a venda sem restrição alguma.
A indústria de armas então contrata um eficiente e conhecido escritório de advocacia capaz de vencer qualquer causa. O advogado Fitch, um consultor de Júri, ele é responsável por coordenar a equipe que vai fundo em todos os detalhes, incluindo uma investigação sobre cada um dos candidatos a jurado, com a finalidade de compor um Júri favorável ao seu cliente. Fitch então ao tentar subornar os componentes do Júri dá a causa por vencida a favor da Fábrica de armas. Quando acontece o julgamento é surpreendente, pois a indústria de arma perde, e tem que pagar uma indenização a Celeste Wood.
Concluo que o filme o Júri é tão esclarecedor de quanto a Instituição de um Júri pode ser tão falha e absurda pois os jurados que o compõe são imparciais e não tem competência para julgar uma