Resumo do Livro Boca do inferno
Livro Boca do InfernoNo capitulo inicial a autora descreve a Bahia durante o século XVII ambientando bem o leitor. Ela descreve como um lugar paradisíaco que possui o problema de abrigar demônios que faziam de tudo para aliciar as almas para o inferno. O poeta Gregório de Matos é descrito nesta primeira parte também.
A trama se inicia com Francisco Teles de Menezes, alcaide-mor do governador, que sofre um atentado onde oito homens encapuzados o cercam, cortam sua mão e em seguida é assassinado por Antônio Brito.
O crime tem motivações políticas, sendo que entre os envolvidos estão: Moura Rolim, primo de Gregório de Matos, e Ravasco, primo do Padre Antônio Vieira. O governador da Bahia, Antônio de Sousa Menezes, chamado Braço de Prata, começa uma perseguição contra os envolvidos que fugiram para o colégio dos jesuítas. Antônio Brito é capturado, e durante a tortura ele confessa o nome daqueles que estavam com ele. Gregório de Matos a pedidos de Bernardo Ravasco vai a casa de Bernardina Ravasco sua filha, para protegê-la, é onde conhece Maria Berco, empregada da família Ravasco, por quem se apaixona e se torna amante.
O governador Braço de Prata manda prender Bernardina e Maria Berco, esta última estava portando o anel e a mão de Francisco Teles de Menezes. A prisão de Bernardina serve para pressionar Ravasco a se entregar. Padre Vieira chega a ser perseguido mas é perdoado por ser um homem do clero. Palma, um amigo da família Ravasco é nomeado desembargador e responsável por investigar a morte do