Filme O Advogado Do Diabo
Estudo do filme o Advogado do Diabo – direção Taylor Hackford
1. Analisando de maneira crítica e objetiva fica claro que a valoração da ética profissional caracteriza-se como um dos pontos mais importantes no exercício da profissão.
Em relação ao filme, o tema que acredito ser o mais criterioso e relevante na prática profissional refere-se aos princípios morais e éticos em contraposição com a sede de ganhar sempre. Antes de querer argumentar de qualquer maneira para sempre vencer, deve-se buscar uma prática justa e leal, evitando a utilização de argumentos falsos que garantem uma vantagem imoral sobre aquilo que se deseja alcançar, sobretudo no que diz respeito ao próprio valor que se quer para determinadas atitudes que formam o caráter do indivíduo.
2. Fica evidente na cena que mesmo Kevin sabendo que a menina havia sofrido abuso sexual por parte do professor, em momento algum pensou em modificar sua posição ou argumentos perante o julgamento para realmente fazer justiça. Ao contrário, ele conseguiu manipular de forma positiva os jurados para que absolvessem seu cliente, demonstrando de maneira concreta que muito além de tentar sanar os problemas existentes na sociedade por meio da justiça, o advogado se mostra orgulhoso e prepotente, visando sempre uma satisfação pessoal.
3. A cena de sua promoção demonstra novamente a extrema ambição em subir na vida, mesmo que necessite abrir mão de suas atitudes éticas e morais. O que lhe desperta interesse não necessariamente é a questão de ir para Nova
Iorque, mas sim quando é taxado como o advogado que “nunca perde”. Frente a esse desafio, ele aceita de maneira convincente e gananciosa a proposta, a fim de demonstrar todo o seu potencial profissional para estar entre os melhores. 4. De início evidencia-se uma extrema felicidade como demonstrada pelas expressões dos personagens em relação a essa conquista, mas aos poucos vai sendo trocada por sensações um tanto quanto intrigantes, que revelam a infelicidade por estar em