filme a queimada
Carlos Heitor Araújo Sanches
Queimada
Catalão, 2014
Carlos Heitor Araújo Sanches
Queimada
Relatório Técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Cinema e Sociedade, no Curso de Ciência da Computação, na Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão.
Jose de Lima Soares
Catalão, 2014
RESUMO
Este relatório tem como intuito de analisar um filme apresentado em sala de aula no dia 27 de agosto de 2014. Se trada do filme Queimada produzido por um cineasta italiano Gilles Pontecorvo, em 1971, onde historia é contada por volta do século XIX em uma ilha fictícia, onde se encontrava sob domínio português.
Palavras-chave: Revolta, Comercio.
SUMÁRIO
1. Relatório..............................................................................................5
Relatório do filme Queimada
A história acontece em uma ilha fictícia, onde se encontra sob o domínio Português. Essa ilha recebe o nome de QUEIMADA, isso se da pelo fato de que quando os portugueses chegaram à ilha, encontraram índios vivendo lá, na tentativa de derrotar os índios e obter a terra apenas para eles, resolveram queimar a ilha, desse modo venceram os índios. Como morreram todos os nativos, trouxeram negros da África, como escravos para trabalharem na plantação da cana-de-açúcar. A ilha teve sua população composta basicamente por negros e mestiços, onde eram submissos a pequena porcentagem de branco lá existente.
O filme tem como personagens principais dois homens, William Walker, um argente britânico mandado pela Inglaterra a essa ilha, tendo como objetivo causar uma revolta, um grande tumulto para ajudar os negócios da Coroa Inglesa. Na ilha ele conhece José Dolores, um carregador de malas do Porto, que será