Filme: a experiência
1) Discrimine os comportamentos apresentados pelo grupo de “prisioneiros” e pelo grupo de “guardas”.
2) Descreva o comportamento da equipe psicológica enquanto conhecedores do comportamento humano.
3) Qual a importância dos personagens Tarek e Berus para o desenvolvimento da experiência?
4) Qual a importância do conteúdo do filme exposto para o seu desenvolvimento enquanto futuro profissional de psicologia?
RESPOSTAS
1) Quanto os prisioneiros, a princípio o interesse era financeiro; afinal, achavam que seria rápido o tempo que passariam, e o ganho em dinheiro valeria a pena. Em relação aos guardas, o interesse financeiro prevalecia, porém, a posição hierárquica em que estavam parece ter subido à cabeça; é notório a reação deles, ao fim do filme, que eles tentaram ao máximo manter o controle pelos prisioneiros.
2) A posição da equipe quanto ao seu objeto de estudo, sabendo que o ser humano pode cometer desde maravilhas á atrocidades, permitiram que a situação se estendesse além do que podiam controlar. Não é preciso ter formação superior para saber que o quanto mais confinado fica o ser humano, as reações podem ser diversas, e levando em consideração os estímulos que serão apresentados a ele, é que pode sair melhor ou muito além do que se esperava. No caso da equipe ter um conhecimento bem mais aprofundado quanto ao comportamento humano, sabiam que o limite de cada um estavam se finalizando e mesmo assim permitiram que o projeto fosse prosseguido, tudo em nome da fama e do reconhecimento, deixando de lado o código que rege sua profissão, que preza fielmente pelo respeito a humanidade e subjetividade de cada sujeito.
3) A) O “prisioneiro” Tarek, é um grande exemplo de extintos de sobrevivência; á medida que vai sendo desrespeitada sua condição mínima de boa vivência, ele recorre ás formas mais inusitadas de protestar contra o projeto; nesse caso, a maior dificuldade é com a postura de autoridade dos guardas, pois esses Tarek não podia