Filme Oleo De Lorenzo
Por se tratar de uma doença rara, os pais de lorenzo encontra inúmeras barreiras, entre elas a falta de medicamentos que curasse ou estagnasse a doença e o fracasso dos médicos. Enquanto isso, ela progride deixando o garoto deficiente físico, com dificuldades de engolir e falar.
Esta situação fez o casal abandonar o emprego para pesquisarem em livros casos dessa doença ou algum experimento relacionado, na esperança de encontrar algo que pudesse ajudar seu filho. O fato de não serem médicos e nem terem conhecimento na área não os impediram de entender a causa da doença e criar um óleo fazendo-a estagnar. Quando foi apresentado aos cientistas gerou desconfiança, nesse momento fica evidente que o conhecimento cientifico exige experimentos e teste antes de ser usado em humano e ser lançado no mercado como um medicamento. O filme desconstrói o mito de que o conhecimento cientifico é único e verdadeiro. A busca incessante dos pais de lorenzo pela cura desafia a ciência e o sistema. A pesquisa, a observação, a emoção e o apelo ao religioso se faz presente na historia e são determinantes para o tratamento do menino.
Indubitavelmente, a persistência na busca pelo conhecimento ajudou não só ao seu filho como também outros garotos. A iniciativa deu esperança a outras famílias q passaram a questionar as normas seguidas pelos cientistas, logo que não queriam anunciar a descobertas ate ter a certeza da sua eficácia, o que demandava tempo, algo que os pacientes não tinham.
No filme está presente vários tipos de conhecimento, o filosófico, no qual parte da duvida em relação a ADL e essa é utilizada como instrumento de pesquisas; o cientifico, esse está evidente em