Resumo de Ciências do segundo Trimestre
Capítulo 1- As características dos seres vivos
Composição Química: Os seres vivos possuem composição química semelhante. Substâncias como água, açúcares, gorduras, proteínas, sais minerais e ácidos nucleicos (DNA ou RNA = Formação Genética) fazem parte dessa composição.
Metabolismo: É o conjunto de processos químicos que permite ao ser vivo, por exemplo, obter energia dos alimentos ingeridos para a realização de funções importantes para o organismo, como a reprodução.
Organização Celular: Com exceção do vírus, todo ser vivo é formado por células. A célula é uma unidade fundamental dos seres vivos, que realiza reações químicas que compõem o metabolismo. Seres vivos formados por apenas uma célula (ameba) são chamados Unicelulares. Já os seres formados por duas ou mais células (cavalo) são chamados Pluricelulares. Na maioria dos seres pluricelulares, as células que apresentam estruturas e funções semelhantes são agrupadas e formam tecidos; os diferentes tecidos constituem um órgão; um conjunto de órgãos que são responsáveis por uma função é chamado sistema; um conjunto de sistemas que age de forma unida constitui um organismo.
Células - Tecidos - Órgãos – Sistemas – Organismo
Ciclo de Vida: Geralmente inclui as seguintes etapas: nascimento, crescimento, reprodução, envelhecimento e morte. A reprodução permite os seres vivos de gerarem seus descendentes. Há dois tipos de reprodução: Sexuada e Assexuada.
Sexuada: Ocorre a fecundação, que é a união do gameta (célula sexual) feminino com o gameta masculino, formando o zigoto. O zigoto de desenvolverá e originará um novo ser. A maioria de plantas e animais se reproduz assim.
Assexuada: Não há presença de gametas. Essa reprodução acontece em micro-organismos e em algumas espécies de plantas e animais.
A Célula: As células são estruturas muito pequenas para serem vistas a olho nu. Por isso, só foi possível o estudo das células depois da invenção dos Microscópios, aparelho que