Espiritismo
Espiritismo é uma doutrina codificada pelo pedagogo francês Hippolyte Léon, usando o pseudônimo Allan Kardec, que alia ciência, filosofia e religião, buscando a melhor compreensão não apenas do universo tangível (científico), mas também do universo a esse transcendente (religião). A doutrina é baseada em cinco "obras básicas" - que juntas formam a Codificação Espírita - escritas por Kardec.
O termo Espiritismo foi cunhado por Kardec em 1857, para definir especificamente o corpo de ideias por ele reunidas e codificadas em "O Livro dos Espíritos". Definiu com doutrina "natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal e as consequências morais que dela emanam” e fundamenta-se nas manifestações e nos ensinamentos dos espíritos. O espiritismo também é voltado para o aperfeiçoamento moral do homem, e que sejam capazes de se comunicar com espíritos a partir de médiuns. A doutrina também é conhecida por influenciar e prover um movimento social de instituições de caridade e saúde.
Obs: Muitos espíritas adotam a data de 31 de março de 1848 como o marco inicial das modernas manifestações mediúnicas (casa das irmãs Fox, EUA)
Princípios da Doutrina Espírita (pontos fundamentais):
DEUS: O Pai Criador, a Inteligência Suprema, a Causa Primeira de Todas as Coisas.
JESUS: O Guia e Modelo, O Amado Mestre, O Espírito Mais Perfeito que já passou pela Terra, o Governador Espiritual do Planto Terrestre.
KARDEC: A Base Fundamental.
- Deus é a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas.
- O Universo é criação de Deus.
- Além do mundo corporal (espíritos)
- No Universo há outros mundos habitados
- Todas as leis da Natureza são leis divinas
- O homem é um Espírito encarnado em um corpo material
- Os Espíritos são os seres inteligentes da criação.
- Os Espíritos são criados simples e ignorantes
- Os Espíritos preservam sua individualidade
- Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias
- Os Espíritos