Nutrição na Gestação
Resumo: A alimentação apropriada é importante em qualquer fase da vida, pois ela promove, previne e mantém um individuo saudável (BOOG, 1999), porém o comportamento alimentar das gestantes influencia diretamente em sua própria saúde, no desenvolvimento do feto e na saúde do neonato. O aumento de peso exagerado, o emagrecimento e o déficit de vitaminas, são fatores que poderá levá-los a desenvolver determinadas doenças. Por isso é fundamental, que se façam adaptações nutricionais promovendo um consumo equilibrado de proteínas, energias (carboidrato) e vitaminas necessárias e suficientes, que garantam a saúde materna e fetal (LUCKY, 2005).
Objetivo: Mostrar para as mulheres, gestantes ou não, a importância de uma boa alimentação e o complemento vitamínico importante para um perfeito equilíbrio da saúde entre gestante, feto e neonato.
Palavra Chave: Gestação, Consumo Alimentar, Fatores de Riscos.
Área de Conhecimento: Ciências da Saúde Nutrição.
INTRODUÇÃO Durante o período gestacional, a mulher deve se esforçar para garantir uma saúde materno-fetal, possibilitando seu próprio bem estar, e o perfeito desenvolvimento do feto, preservando a saúde, impedindo assim, desenvolver problemas que leve mãe ou filho a morte e também evitando doença crônica que podem acompanhar o neonato por toda vida. Todo esse cuidado está diretamente ligado aos cuidados nutricionais, uma dieta balanceada nesse período é fundamental (PETRAKOS, et al. 2005). Existem muitas doenças de fundo nutricional que podem acometer a gestante, colocando em risco sua vida, também a vida e o crescimento do feto e do neonato. O aumento de peso exagerado pode levar a gestante a apresentar hipertensão arterial, colocando-a em risco pela pré-eclampsia, doença que tem capacidade de levar ela e o neonato a morte (YES e SHELTON, 2005). Outra doença muito comum por causa deste aumento de peso é a diabetes gestacional, doença que provoca hiperglicemia materna,