Filme: meu pé esquerdo
Dirigido por: Jim Sheridan
Duração: 1h40min
Gênero: Drama
Nacionalidade: Reino Unido, Irlanda
Sinopse:
O filme relata as dificuldades vividas por Christy, personagem principal. Ele nasceu com deficiência física e paralisia cerebral, o que lhe impedia de movimentar praticamente todo o seu corpo, exceto seu pé esquerdo. Ao longo de todo o drama do filme é trabalhado de forma poética questões como preconceito, superação, força de vontade, descrédito pessoal, entre outros. O personagem Christy consegue, aos poucos, através de sua convicção e persistência superar todos estes empecilhos, estes obstáculos. Ele consegue superar preconceito, o desrespeito e o descrédito social.
Outro agravante em sua vida são os problemas familiares, como um pai extremamente autoritário e incompreensível (Sr. Paddy), que o considerava um fardo para a família, uma dificuldade a mais em sua existência. Em contrapartida, sua mãe era carinhosa (Sra. Bridget) e, com muito amor e esperança, lhe ensinou o alfabeto e motivou na busca pela superação de seus limites. Esforçou-se na economia para a compra de uma cadeira de rodas, chegando a fazer a família passar frio por falta de carvão no inverno e a se alimentar precariamente para cumprir esse objetivo. Ela confiava que ele poderia encontrar soluções pessoais para as suas eventuais dificuldades. Ao lado de seus 13 irmãos buscava incluí-lo nas atividades de recreação, tanto quanto possível.
Mesmo com a atrofia de um dos membros e da paralisia cerebral, Christy, usando seu pé esquerdo, fez os seus primeiros rabiscos num pequeno quadro negro que tinha no chão de sua casa. Esta cena é muito emocionante pois retrata com muito sentimento o esforço, a coragem e a força de vontade.
Depois, sua mãe conheceu a Dra. Eileen Cole, que era especialista em paralisia cerebral. Ela convidou Christy a freqüentar sua clinica na cidade de Dublin. Ele não se adaptou por ser tratado como criança. Mas resolveu aceitar a