Análise dos filmes uma lição de amor e meu pé esquerdo
I Am Sam - Uma Lição de Amor.
EUA, 2001, Direção de Jessie Nelson, com Sean Penn, Michelle Pfeiffer, Dakota Fanning, Dianne Wiest, Loretta Devine, Richard Schiff, Laura Dern.
My Left Foot - Meu Pé Esquerdo.
Irlanda,1989, Direção de Jim Sheridan, com Jim Sheridan, Shanne Connaughton, Christy Brown, Daniel Day-Lewis, Brenda Fricker, Ray McNally, Alison Whelan, Kirsten Sheridan, Declan Clogham, Eanna McLiam, Marie Conmee e Cyril Cusak.
Uma lição de Amor
Uma lição de amor é um filme que conta a história de Sam Dawson (SEAN PENN), um adulto com deficiência intelectual e seus pensamentos corresponde a de uma criança de sete anos de idade.
Sam tem uma filha, Lucy (DAKOTA FANNING), com uma moradora de rua que se hospedou em sua casa durante alguns dias. Lucy foi abandonada pela mãe ao sair do hospital. Ele cria a menina com muito amor e com ajuda de seus quatro amigos, todos também deficientes. Ao perceber a deficiência de seu pai, Lucy começa a não querer se desenvolver, principalmente, na escola para não ficar mais inteligente que ele.
O drama vivido por ele inicia-se quando tem a guarda da filha é ameaçada, pois no dia em que Lucy completa sete anos de idade, uma assistente social vai até a casa deles e a leva para um orfanato, alegando que Sam não tem capacidade de criar a sua filha.
Incentivado por seus quatro amigos, Sam parte para a luta em busca da guarda de Lucy, que já está sob custódia do governo, pronta para adoção, pois, a justiça o julgou incapaz de ser responsável pela criança. Para isso, ele recorre a uma advogada, Rita (MICHELLE PFEIFFER), super conceituada que a princípio recusa ajudá-lo porque Sam não tinha dinheiro suficiente para contratá-la. Contudo, para demonstrar aos os outros sua compaixão, ela aceita sem nenhuma cobrança e à medida que se relaciona com o cliente se envolve mais no caso.
Rita tem problemas de relação com o seu filho, e o drama enfrentado por Sam e,