Classificação livros da biblia
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça" (2 Tm 3:16)
A Bíblia não somente contém a Palavra de Deus, como também é a Palavra isnpirada por Deus para o homem.
É o manual de vida e instruções que rege o ser cristão em todas as áreas.
Escrita por mais de 40 autores, em um período de aproximadamente 1.600 anos, esta coletânea sagrada, reúne 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.
Deus escolheu e capacitou homens no decorrer da história, para registrar Seu plano de salvação à humanidade.
O Espírito Santo de Deus guiou toda a confecção da Bíblia de maneira milagrosa, através dos séculos, onde muitos dos escritores sagrados não se conheceram pessoalmente, nem sequer viveram na mesma época e, no entanto, a lógica e a precisão dos relatos e registros bíblicos são perfeitas, resultando numa harmonia de dados e acontecimentos que seria impossível ocorrer sob a direção humana.
O principal elemento da Bíblia é o Senhor Jesus.
Sua passagem pela Terra divide as Sagradas Escrituras em dois blocos: Antigo e Novo Testamentos, cuja classificação dos respectivos livros, dá-se da seguinte forma:
A Bíblia é dividida assim:
Antigo Testamento
Pentateuco ou Livros da Lei
Escritos por Moisés, retratam a Pessoa e o caráter de Deus, a criação do homem e sua queda, as alianças e promessas divinas de trazer a redenção através de um Divino Redentor.
Gênesis
Êxodo
Levítico
Números
Deuteronômio
Livros Históricos
Dramatizam o movimento histórico da nação de Israel, o povo escolhido de Deus, durante toda a sua história na Palestina, a terra da promessa Divina.
Josué
Juízes
Rute
I e II Samuel
I e II Reis
I e II Crônicas
Esdras
Neemias
Ester
Livros Poéticos ou de Sabedoria
Observam o caráter humano, sua conduta e as sua consequências, a fim de estabelecer princípios aprimorados para a moral.