teologia
O termo teologia vem do grego theós deus, e logos, estudo, discurso raciocínio. Assim, essa palavra indica o estudo das coisas relativas a Deus, à sua natureza, obras e relações com os homens.
Uma definição léxica diz: ... um corpo de doutrinas acerca de Deus, incluindo seus atributos e relações com os homens; especialmente, aquele corpo de doutrinas estabelecido por alguma igreja ou grupo religioso em particular.
Essa é uma definição restrita. Mas este vocábulo também é usado em um sentido mais geral: O estudo da religião, que culmina em uma síntese ou filosofia da religião; além disso, uma pesquisa critica da religião, especialmente da religião cristã?.
I. No Grego Clássico: Uma explicação acerca dos deuses e seus atos, lendários e filosóficos.
II. No Cristianismo Patrístico: Temos ai, essencialmente, uma teologia bíblica, incluindo aquilo que a Bíblia diz sobre Deus e seus atos. Mas vários dos pais da Igreja adicionaram algum material oriundo dos melhores aspectos da filosofia grega, conforme se vê nos escritos de Platão, de tal modo que até termos platônicos foram usados para exprimir noções cristãs e bíblicas.
III. Teologia Bíblica: A teologia depende tanto aí da Bíblia que essa expressão, em muitos círculos, acabou significando as próprias escrituras.
IV. Como Unificação do Conhecimento. Os chamados pais da Igreja, e então os teólogos da Idade Média enfatizaram a unidade da verdade e do conhecimento, dando a entender que todos os assuntos de estudo, incluindo as ciências, são ramos da teologia, visto que todas essas disciplinas de algum modo falam sobre os atos e as manifestações de Deus.
Em tudo descobriríamos a mente de Deus, tanto na matemática quanto na biologia, como em qualquer outra matéria de estudo. É na Palavra de Deus que achamos respostas sobre o início da vida humana, animal e vegetal como também sobre o vastíssimo universo.
Cremos que Deus é sublime e com seus atributos os quais