Filme "laranja mecanica" - foucault
Resposta:
O filme “A Laranja Mecânica” é uma metáfora da sociedade contemporânea, que traz de forma bastante expressiva os sentimentos que podem levar pessoas comuns a atos extremos, sentimentos esses tais como o prazer, a busca por liberdade, a ganância entre outros. Também mostra como o Estado pode responder de forma extrema e igualmente violenta frente a essas atitudes. Vemos o cenário retratado no filme diariamente retratado em nosso cotidiano, as gangues de “drugues” do filme podem ser facilmente comparadas às quadrilhas do tráfico, que agem livremente, formulando suas próprias leis, agindo de forma livre, e o poder do estado repressor agindo de forma muitas vezes obscura e controvérsia as leis, pode ser retratado nos casos que vemos todos os dias, noticiados em jornais e noticiários, de abusos de poder, por parte da própria policia, que age com violência contra a sociedade, e o estado em sua corrupção.
* No seu entender existe alguma analogia do nome “A laranja mecânica” com o condicionamento social? Justifique.
Resposta:
Sim, a laranja sendo uma fruta tão natural e inocente, tratada como um brinquedo mecânico, um objeto manipulado. O titulo do filme “A Laranja Mecânica” pode ser uma analogia a sociedade em que vivemos que vive condicionada aos controles do Estado, da mídia e aos hábitos impostos pela própria sociedade.
* Qual a participação da sociedade em relação à violência apresentada pelos jovens?
Resposta:
Os “drugues” queriam viver libertos das amarras da sociedade, sem moral, sem leis e hábitos que os oprimissem, e reagiam com certo cinismo em relação à sociedade e o contexto que estavam inseridos.
* Refletir sobre as seguintes questões apresentadas no filme: moralidade, justiça e liberdade.
Resposta:
Vivemos em uma teia de regras, leis, conceitos e ideologias, na qual estamos