Filme instinto
O filme Instinto retratará a trajetória vivida por Ethan Powell, que ficou desaparecido por dois anos, convivendo em um grupo de gorilas, e que, posteriormente, foi preso pela polícia americana acusado de assassinato. Powell foi confinado em uma prisão onde se encontravam indivíduos com variados transtornos mentais. Nesta instituição, o antropólogo despertava o interesse de todos, principalmente, por não utilizar-se da fala.
O psiquiatra Caulder verá no caso de Powell uma grande possibilidade de ascender profissionalmente e publicar um livro a este respeito. Logo, o médico irá se inserir na instituição prisional para ter maior contato com o antropólogo e poder estudar melhor o caso. No entanto, a diretoria daquela informa a Caulder que ele terá que dar atenção não só a Powell, mas a todos os outros detentos. Mesmo com esta determinação o psiquiatra inicia seu trabalho com Powell, na maior parte do tempo, e com os demais.
Na referida instituição o psiquiatra não pode ter contato próximo com os detentos e quando este existe é com a presença de policiais. Na primeira sessão de Dr. Caulder com Powell, o psiquiatra, escoltado pelos policiais, explica para o antropólogo, de forma objetiva e racional, como será o processo de tratamento e dá início ao mesmo. No entanto, o método e a técnica que Caulder pensava ser o correto não surtem efeito algum, pois Powell continua um indivíduo agressivo e não se comunica ainda da forma esperada.
Com o tempo, Caulder vai percebendo que a técnica que utiliza não está trazendo avanços no tratamento, assim como a presença dos policiais na sala de atendimento deixa o paciente um tanto ameaçado. Abandona, então, a postura questionadora e impositiva e, também, pede que os policiais não fiquem presentes na hora das sessões. O psiquiatra começa a deixar Powell livre para transparecer a si mesmo e a partir de si, ou seja, a sessão se dará de acordo com a disponibilidade e vontade