Filme instinto
Dr. Theo no inicio das terapias encontra-se algumas dificuldades, pois seu paciente não fala uma única palavra, mas aos poucos está barreira é quebrada e o médico aprende muito da vida com o antropólogo, que muitos consideram louco.
O psiquiatra faz a avaliação diagnostica para compreender/ investigar adequadamente o estado do paciente e seu sofrimento, ou seja, a partir do momento que você conhece a pessoa, você desenvolve um trabalho adequado para o seu tratamento.
Opta-se em primeiro momento do método da entrevista, para que estabeleça uma relação ao mesmo tempo empática e tecnicamente útil. Tem paciência, respeita-o e estabelece limites. Estabelece também um vinculo com a filha do antropólogo, para que consiga mais informações sobre o desaparecimento e das agressões físicas.
Num segundo momento Dr. Theo muda algumas regras da prisão, na qual o mesmo e criticado por desrespeitar ordens da autoridade, por este motivo o psiquiatra e suspenso do caso.
O filme deixou claro que a reabilitação antes de tudo é uma necessidade ética, é uma exigência ética. E, portanto, deve pertencer a um grupo de profissionais que tem como prioridade a abordagem ética do problema da saúde mental. Todos têm o direito e o dever de estarem envolvidos nesta discussão. Por isso, a reabilitação engloba a todos nós profissionais e a todos os atores do processo de saúde-doença, ou seja, todos os usuários, todas as