Filme cisne negro na psicopatologia
IPATINGA/2013
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade descrever as alterações psicopatológicas apresentadas pela atriz, Natalie Portman, no filme Cisne Negro.
SINOPSE
Cisne Negro
O filme relata a história de uma jovem e brilhante bailarina que a idealiza a idéia de querer ser “perfeita”. Na história, uma princesa que se transforma em um cisne branco e precisa do amor sincero de um príncipe para retornar à vida humana. O príncipe, porém, se enfeitiça pelo Cisne Negro, que apesar de dissimulado apresenta o poder da sedução. O Branco se suicida diante do fato.
Nina parece ter nascido para interpretar o Cisne Branco, uma menina meiga que mora com a mãe, tem em seu quarto vários bichos de pelúcia, sua alimentação e seus ensaios são controlados e acompanhados pela mãe. Totalmente reprimida por sua mãe, uma ex-bailarina aposentada que deixou a profissão após o nascimento de Nina e projeta na filha todos os desejos profissionais interrompidos. Uma maneira que Nina criou para aliviar a tensão sofrida é a auto- mutilação, quando a personagem está passando por momentos estressantes ela se arranha até que sangre.
Na companhia de dança onde trabalha sofre grande pressão para que seja a mais perfeita bailarina, e para que isso aconteça o cisne negro precisa ser representado pela mesma, na busca pela perfeição cobrada pelo diretor da peça. Diante da dificuldade de encontrar o cisne negro dentro de si, aparece na academia uma bailarina que representa tudo o que a imagem da personagem não possui, ou seja, a ousadia, a sensualidade, a sedução, a dita perfeição, criando uma certa rivalidade entre as bailarinas. Nina busca nos objetos de Beth, que foi uma grande bailarina da companhia, tudo o que lhe faltava para ser o cisne negro, roubando em determinados momentos os objetos da bailarina aposentada.
Diante do impasse da personagem em busca pela perfeição, o filme discorre sobre vários fatos que acontecem na vida da