Cisne negro - análise do filme
ANÁLISE DO FILME CISNE NEGRO
CISNE NEGRO
(Black Swan)
Elenco: Natalie Portman, Mila Kunis, Winona Ryder, Vincent Cassel, Barbara Hershey, Benjamin Millepied.
Direção: Darren Aronofsky Gênero: Suspense Duração: 108 min. Distribuidora: Fox Film Estreia: 04 de Fevereiro de 2011.
Sinopse: 'Cisne Negro' é um thriller psicológico ambientado no mundo do balé da Cidade de Nova York. Natalie Portman interpreta uma bailarina de destaque que se encontra presa a uma teia de intrigas e competição com uma nova rival interpreta por Mila Kunis. Dirigido por Darren Aronofsky (O Lutador, Fonte da Vida), Cisne Negro faz uma viagem emocionante e às vezes aterrorizante à psique de uma jovem bailarina, cujo papel principal como a Rainha dos Cisnes acaba sendo uma peça fundamental para que ela se torne uma dançarina assustadoramente perfeita.
ANÁLISE DO FILME
Inicialmente, acreditamos que existem alguns fatos que favorecem a paranoia da personagem Nina no filme, pois o ambiente em que ela vive é extremamente conflituoso. Alguns fatos como a competição entre as bailarinas, a mãe super controladora e obcecada, o conflito entre ser menina e mulher, e o principal deles, a busca pela perfeição, ajudaram a piorar o quadro da personagem. Não foi só a questão de ela ter sido escolhida para fazer o papel dos Cisnes que a deixou perturbada. Percebemos também que a cobrança da profissão de bailarina faz com que os dançarinos cobrem cada vez mais de si, pois exige movimentos perfeitos, seriedade, mais ao mesmo tempo demonstração de sentimentos, e tudo isso aumenta a necessidade da perfeição.
No filme Nina é metódica e disciplinada e se encaixa muito bem no papel de Cisne Branco, porém falta-lhe o poder de sedução e a malícia para que possa encarnar o Cisne Negro, responsável por roubar o príncipe da irmã e leva-la ao suicídio. E é nesta disputa que Nina passa a conhecer o seu lado sombrio, e este autoconhecimento que lhe leva a autodestruição. Ela