Esquizofrenia
Mas suponho que este filme tenha tanto material a ser analisado, sob tantos ângulos que é impossível, não dar continuidade a este tema.
Assim, vou tratar do assunto sob a luz da Psicopatologia.
O filme, Cisne Negro (Black Swan, EUA, 2010), do diretor Darren Aronofsky, constrói a trama de Nina Sayers, protagonizada por Natalie Portman.
Nina Sayers é “garota doce” filha de uma bailarina aposentada que deposita em sua filha todas as suas ambições, cobrando da filha um perfeccionismo quase inatingível.
Assim, Nina passa a se dedicar aos ensaios de forma integral e acaba sendo escolhida pelo diretor Thomas como a bailarina principal na apresentação da temporada de “O Lago dos Cisnes”.
Na história original, o espetáculo trata de uma estória em que duas irmãs são enfeitiçadas e aprisionadas, uma no corpo de um cisne branco e a outra no corpo de um cisne negro. “Ela deseja liberdade, mas só poderá encontra-la no amor”. Ambos conhecem um príncipe que o cisne branco não consegue conquista pois é meigo e angelical. Mas o cisne negro, que esbanja sensualidade consegue seduzi-lo, levando o cisne Branco ao suicídio.
Nina vive o desafio de representar os dois cisnes numa apresentação “Visceral e verdadeira”, em substituição à perfeita Beth, que está se aposentando. Sua técnica de dança é perfeita, mas falta-lhe a sensualidade necessária para dar vida ao cisne negro. Assim, é preciso que passe a treinar cada vez mais para atingir a perfeição que o personagem exige. Assim, acaba por desenvolver uma psicopatologia que já estava latente, ora pelas pressões de sua mãe, ora pelas pressões da carreira.
Sinais e sintomas:
Alterações sensoperceptivas:
Analgesia – Incapacidade de sentir dor ou estímulos. (Dalgalarrondo, 2008),
Dermatilomania (picking) - consiste em repetição crônica de coçar, tocar, cutucar, arranhar, furar ou escoriar determinadas regiões