filme 174 e representaçoes sociais
Centro de Ciências da Saúde
Disciplina de Psicologia Social II
Professora: Larissa
Análise do filme Última Parada 174 com a teoria das Representações Sociais.
FORTALEZA, OUTUBRO DE 2013.
Segundo Moscovici, representações sociais são um conjunto de conceitos, proposições e explicações que se originam em nossa vida cotidiana, na medida em que nos relacionamos com outras pessoas. Nesse sentido, entende-se por representações sociais a maneira como cada pessoa ou grupo vê e considera determinados objetos, conceitos, outras pessoas e outros grupos. Em outras palavras as representações sociais são formas de conhecimento socialmente elaboradas que chegam até nós através da tradição, dos mitos, das crenças, costumes etc. tendo em si uma estrutura simbólica.
No filme última parada 174, observa-se várias manifestações de representações sociais. O filme é baseado no caso real de um sequestro de ônibus que ocorreu na cidade do rio de Janeiro. O filme conta a vida de Sandro, que era um morador de favela que presencia seu padrasto assassinar sua mãe com facadas e depois disso resolve morar nas ruas. É mostrada também a vida de Alessandro, “Alê” que é filho de uma drogada que foi expulsa do morro e passa a ser criado por uma traficante.
Só pela descrição dos personagens observa-se as representações que estes dois garotos carregam. Garotos pobres, sem estrutura familiar, que crescem em contato com em mundo onde são marginalizados pela sociedade. Estes meninos são retratos de uma sociedade de exclusão social. No caso deste filme é preciso que se conheçam as representações sociais envolvidas no contexto para que possamos ter uma noção da verdadeira realidade. E é isso que o filme aborda principalmente quando tenta mostrar o tempo todo que Sandro era apenas mais um produto da desigualdade social que ronda o Brasil. Ou seja, uma criança pobre, traumatizada