Filme 12 homens e um segredo
Através dos conceitos de atitude, preconceito, estereótipos e discriminação estudados em aula, realizamos uma análise do filme “doze homens e uma sentença”, que retrata um caso onde doze homens jurados, devem decidir se um jovem acusado de matar o seu pai com uma facada no peito, é considerado culpado ou inocente. Durante o filme é possível perceber a relação desses conceitos no comportamento dos personagens. Esses conceitos refletem a atitude nos componentes cognitivo, afetivo e comportamental. Há uma grande necessidade de cautela na apuração dos fatos e principalmente na decisão dos júris, que é unanime.
Mais quase todos os jurados se deixaram levar por opiniões alheias, sem mesmo querer discutir os fatos ocorridos, assim se livrando dessa obrigação e voltando para as respectivas rotinas de vida, mesmo que a sentença seria a condenação à morte do réu. A argumentação é um ponto crucial no desfeche do resultado final, pois um único jurado com opinião contrária aos demais, se mostra não somente preocupado em condenar ou absorver o acusado, e deseja julgar com coerência a decisão dos fatos ocorridos para que não se cometa nenhuma injustiça. Além de persuasão e argumentação há também gerenciamento das relações, onde se observa cada um dos demais jurados, como cada um se comporta e se comunica, a fim de fazê-los pensar no tamanho da responsabilidade atribuída.O trabalho objetiva a discussão em diferentes aspectos, e, apresentado com posterior discussão acompanhando algumas sequencias do filme, destacando algumas cenas e abordando os conceitos aqui descritos.
Análise do filme
12 homens e um segredo
A historia do filme basicamente se passa em uma sala com 12 jurados populares para a decisão de uma sentença no julgamento de um garoto de dezoito anos acusado de homicídio contra o próprio pai,a discussão se torna mais prolongada a partir do momento em que apenas um jurado vota pela inocência, uma duvida