filhos do estupro
Todas as previsões e estudos científicos levam a uma resposta definitiva acerca do aquecimento global provocado pela elevação da temperatura média da Terra, todos os efeitos serão percebidos ao longo de séculos. As grandes mudanças climáticas ocorridas no passado foram, em sua totalidade, provenientes de causas naturais como mudança de órbita da Terra, a quantidade de luz solar, os ciclos ou períodos de glaciações.
Na contemporaneidade as mudanças climáticas têm como agente causador o homem que através de sua força de trabalho e capacidade de pensar, cria novas tecnologias continuamente, nesse contexto o principal impulsionador do processo é o fator econômico e industrial. As atividades produtivas dos últimos 200 anos foram determinantes para a degradação do meio ambiente que ocasiona problemas climáticos.
A partir da Revolução Industrial e das revoluções posteriores, foram lançados na atmosfera gases provenientes da queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás), esse fato permitiu uma saturação de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, que promoveu o aumento da temperatura média da Terra, alterações em quantidade e períodos de chuvas, diminuição das geleiras, incidência de tempestades e elevação dos índices dos oceanos. Sem uma progressiva diminuição de gás CO2, a temperatura tenderá a aumentar cada vez mais, isso a nível global.
Aquecimento da Terra
As modificações climáticas já podem ser percebidas, no Ártico as calotas polares estão se reduzindo de forma assustadora, mesmo considerando que as poluições são produzidas a milhares de quilômetros de distâncias, em áreas de latitudes médias a incidência de noites frias teve um significativo decréscimo e por outro lado a ocorrência de ondas de calor aumentou muito. Outro ponto notório da alteração do aquecimento está no oceano Índico e oeste do Pacífico, onde foram registradas as maiores temperaturas dos últimos 11,5 mil