Filhos da aprendizagem: as marcas do processo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO
“Os Filhos da Aprendizagem: as Marcas[1] do Processo”.
Pré-projeto de Pesquisa.
Adelson da Silva
Boa Vista-RR
Maio de 2006.
INTRODUÇÃO
Este projeto tem como principal objetivo perceber a relação que se constrói entre a consciência fonológica e a aprendizagem da escrita em crianças com histórico de fracasso escolar. Visando pesquisar se a consciência fonológica seria pré-requisito ou não para uma maior facilidade na aprendizagem escrita das crianças; ou ao contrário se esta seria desenvolvida a partir da aquisição da linguagem escrita.
Para melhor compreender a relação da escrita e a consciência fonológica é necessário considerar a consciência fonológica como mais uma das habilidades cognitivas, composta de uma combinação complexa de diferentes habilidades cada uma com suas próprias peculiaridades.
Para a realização deste será necessário fazer uma profunda pesquisa bibliográfica, procurando quais os referenciais teóricos, ou melhor, quais ;atores têm realizados estudos sobre estes temas para então explicar três tópicos principais: a consciência fonológica; a alfabetização e o fracasso escolar. Com intuito de a partir daí obtermos dados para então entrarmos em contato com crianças com histórico de fracasso escolar e analisar estes dados práticos com a teoria.
A realização desta projeto visa estabelecer quais as relações entre consciência fonológica e aquisição da linguagem escrita. Partindo do pressuposto de que seu mal desenvolvimento acarretariam déficits na aprendizagem escolar. Esta questão necessita de um maior número de pesquisas para melhor entender o fenômeno das relações de causa e efeito, entre consciência fonológica e habilidades da escrita.
JUSTIFICATIVA
A escolha do tema pela equipe está