Resenha de um livro
UNIFAI
GILCENALBA VIRGINIO DOS SANTOS
LIVRO QUEM EDUCA MARCA O CORPO DO OUTRO
São Paulo
2011
GILCENALBA VIRGINIO DOS SANTOS
LIVRO QUEM EDUCA MARCA O CORPO DO OUTRO
Trabalho para obtenção de nota parcial da disciplina de Currículo II do curso de Pedagogia – 4° semestre / 2011
Professora: Silvia Ferrarri
São Paulo
26 /05/ 2011
Introdução O livro: Quem educa marca o corpo do outro, de Fátima Freire Dowbor, pedagoga, psicopedagoga e filosofa traz assuntos que merece reflexão por parte de todos os profissionais da educação. Em suma, trata do processo de aprendizagem que acontece com o ser humano no decorrer de sua vida, por conta de seus relacionamentos.
Especial destaque é dado ao relacionamento entre educador e educando, que geram marcas, que não são superficiais, mas pelo contrário muito profundas.
No livro: Quem educa marca o corpo do outro, a autora faz várias colocações, das quais destacarei algumas que me chamaram a atenção:
Sobre o ato de perguntar – o perguntar dever ser ensinado por meio de estimulo, que é o favorece uma melhor oralidade, exercita o questionar, provoca sintonia com o que esta se passando ao redor. É assim que se forma um questionador, não um simples desvelador.
Se preparar para receber o outro – educador deve se preparar para receber o outro, pois deste encontro ficará marcas que serão úteis por toda vida. Eu acredito muito nisto, o modo como passamos pela vida do outro, deixamos traços em seu jeito de ser, pensar e agir. O educador é alguém que vive para gerar ação, que pode ser revolucionaria ou não, vai depender do seu modo de ver o mundo e deixar suas marcas, e da