Figuras de lissajous
As Figuras de Lissajous são utilizadas para se medir frequências e diferenças de fase de sinais senoidais. Seu uso como osciloscópio tem uma finalidade didática amplamente explorada em todos os cursos técnicos. Com o osciloscópio virtual do Multisim podemos gerar essas figuras facilmente, possibilitando assim seu uso com finalidade didática. Um dos recursos mais importantes na manutenção, reparação e ajuste de equipamentos eletrônicos é a visualização das grandezas que variam com o tempo em seus circuitos através um osciloscópio. Para o caso específico da medida de frequências, amplitudes e fases com a ajuda desse instrumento, é fundamental conhecer as figuras de Lissajous.
Mais do que isso, elas também podem ser usadas com outras finalidades, inclusive na geração de efeitos em editores de imagens para a Internet e recursos multimídia.
Com o osciloscópio do Multisim e usando o gerador de funções, além de osciladores que podemos montar virtualmente é possível gerar qualquer tipo de Figura de Lissajous. Mais do que isso, o seu recurso pode ser usado para medir com precisão frequências e fases de circuitos que sejam desenvolvidos no Multisim.
Como usar as Figuras de Lissajous é o que veremos a seguir, começando por revistar seus conceitos para os que já esqueceram como elas são geradas e usadas e para os que ainda não estão familiarizados com esse recurso.
Podemos pensar na composição das formas de onda senoidais como a sua mistura. É como se tivéssemos um misturador (mixer) capaz de juntar dois sinais de características diferentes, obtendo-se um efeito final que é a sua combinação. Desse modo, visualizamos o que ocorre de uma forma muito simples, usando para isso um osciloscópio imaginário inicialmente.
Aplicamos um dos sinais na entrada vertical e o outro sinal na entrada horizontal, desligando o sincronismo interno, conforme ilustra a figura 6. Nessa figura usamos o osciloscópio virtual do Multisim, e para gerar os sinais, colocamos na