Defasagem
1. INTRODUÇÃO
A medida de defasagem entre dois sinais senoidais pode ser feita por meio da medição do atraso no domínio do tempo e da Figura de Lissajous. A determinação da defasagem pela medição do atraso no domínio do tempo pode ser calculada por regra de três. Um período do sinal corresponde a 360°, para um atraso x vai corresponder a uma defasagem φ (YAMAGUTI, 2011).
A figura de Lissajous é obtida injetando-se um dos sinais na entrada horizontal e outro na entrada vertical de um osciloscópio. Em função do atraso pode-se obter a figura de uma elipse como mostrado na figura 1. O caso particular de defasagem de 90 graus gera um círculo e no caso de não haver defasagem entre os sinais, obtem-se uma reta (YAMAGUTI, 2011).
Figura 1 – Figuras de Lissajous.
Fonte: Capuano, Marino. 2007.
Da figura de Lissajous obtida, pode-se estabelecer uma relação entre as frequências dos dois sinais, conforme o número de vezes que a figura toca na linha de tangência horizontal e na vertical. Pode-se utilizar as figuras de Lissajous para medidas de frequência e de defasagem com o osciloscópio (Capuano, Marino. 2007).
Para medir-se frequências, basta aplicar o sinal a ser medido em uma das entradas do osciloscópio e um outro com frequência conhecida na outra entrada (Capuano, Marino, 2007).
2. OBJETIVOS Medir a defasagem entre dois sinais, utilizando o osciloscópio e observar, experimentalmente, as figuras de Lissajous.
3. MATERIAL NECESSÁRIO
01 osciloscópio digital Agilent DSO1002A;
01 gerador de funções ICEL GV-2002;
01 módulo RLC/Filtro Passivo Bit9;
02 pares de ponta de prova para osciloscópio;
01 cabo BNC para o gerador de funções.
4. PROCEDIMENTO
Montou-se o circuito RC série ilustrado na Figura 2, utilizando o módulo e aplicou-se um sinal com amplitude de pico de 5 V e onda senoidal. Ligou-se a ponta de prova do canal 1 na entrada do circuito e o canal 2 no capacitor. Variou-se a frequência do