Circuitos rlc
Aline Roberta Santos de Santana1
Érika Medrado Ferreira de Souza2
Jemylee da Silva Sá 3
Lays Mary Limeira Ferreira4
Murilo de S. Ferreira5
Colegiado de Engenharia Civil (1, 2 , 3 e 5) Colegiado de Engenharia Mecânica(5) Universidade Federal do Vale do São Francisco
Campus Juazeiro – Avenida Antônio Carlos Magalhães, Santo Antônio, 48000-000 – Juazeiro – BA - Brasil e-mail: rob.aline@gmail.com; leleka_medrado@yahoo.com.br; jemylee.sa@gmail.com; lays.mary@hotmail.com; murilosferreira@hotmail.com.
Resumo. Um Circuito RLC é formado por resistor, indutor e capacitor. O osciloscópio permite visualizar a tensão em função do tempo dessas diferentes fontes através das figuras de Lissajous, que são as trajetórias obtidas com diferentes combinações de freqüência que levam à uma diferença de fase entre as curvas de tensão em função do tempo.
Palavras chave: Curva de Lissajous, Circuito RLC, freqüência angular .
Introdução
Um circuito RLC (também conhecido como circuito ressonante ou circuito aceitador) é um circuito elétrico consistindo de um resistor (R), um indutor (L), e um capacitor (C), conectados em série ou em paralelo.
Um resistor ideal é um componente com uma resistência elétrica que permanece constante independentemente da tensão ou corrente elétrica que circular pelo dispositivo.
Um indutor é um dispositivo elétrico passivo que armazena energia na forma de campo magnético, normalmente combinando o efeito de vários loops da corrente elétrica. O indutor pode ser utilizado em circuitos como um filtro passa baixa, rejeitando as altas freqüências.
Um capacitor é um componente que armazena energia num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica.
Nesse relatório faremos referência somente ao circuito RLC série.
O circuito RLC, como o mostrado na figura 1, é chamado de circuito de segunda ordem, visto que qualquer tensão ou corrente nele pode ser descrita por uma equação diferencial de segunda