Figura
MAGIAS E SUPERTIÇÕES
Matéria: Costumes Judaicos
Professor: Alexandre Dutra
Aluno: Hélio Jose de Lima Junior
3º Ano
MAGIAS E SUPERTIÇÕES
Sempre que pesquisamos sobre a vida cotidiana dos israelitas e dos cristãos primitivos , nos adniramos com o seu grau de envolvimento com o sobrenatural, por não terem muitas informações , a consciência da existência de forças fora do seu controle lógico os levavam a superstição.
É importante que saibamos que seus vizinhos eram os egípcios praticavam com frequência as artes das magias. Os magos do faraó tinham as mesmas habilidades para realizar os sinais de Moisés, e isso fez com que o rei endurecesse seu coração, portanto não era difícil que os israelitas acreditassem em forças sobrenaturais.
Os Judeus e o povo cristão primitivo eram bem parecidos com as pessoas da nossa sociedade, eles acreditavam em Deus, mas achavam que precisavam de outras medidas para barrar outras forças sobre naturais, o que percebemos contudo isso é que muitos realmente entenderam o cristianismo verdadeiro mas outros estavam apenas buscando rituais e amuletos para terem sorte.
AMULETOS
Desde o principio os povos buscavam determinados objetos para terem sorte ou proteção, esses objetos não eram apenas usados pelos gentis mas também pelos israelitas e até alguns lideres judeus e seus seguidores possuíam amuletos, eram como se eles acreditassem em Deus “monoteístas” mas sentiam que não poderiam ignorar outros espíritos.
TERAFINS
Os israelitas adotaram deuses domésticos chamados de “terafins” estatuetas de diversos tamanhos representando o poder que os deuses possuíam e eles acreditavam que não estavam contrariando a sua fé. Os reis que queriam desarraigar esse costume enfrentavam muita resistência, os israelitas só abandonaram essa idolatria depois do exilio babilônico.
TIGELAS MÁGICAS
Os antigos acreditavam que gravar certos dizeres na parte de dentro de uma tigela de cerâmica dava