ALice
Redação
Professor: Alexandre Guimarães e Rafael Cunha
24/06/2014
Eixo Temático: Questões Sociais – Violência
1. Segundo Muniz Sodré, a percepção da violência pode ser dividida em duas dimensões distintas: estado de violência e ato de violência. Defina cada uma delas.
2. A partir dos comentários feitos no item anterior, estabeleça distinções entre os conceitos de violência física, violência moral e violência psicológica.
3. Muito se comenta hoje que a forma mais cruel de violência existente no Brasil é a chamada violência social. Comente esse aspecto, relacionando-o aos pressupostos inerentes a uma verdadeira democracia.
4. Por que se pode dizer que, do ponto de vista biológico, o homem tem propensão a praticar atos de violência? E sob a perspectiva histórica?
5. Ao compararmos o Brasil com outros países em vias de desenvolvimento, perceberemos que nossos índices de violência são altíssimos, mesmo que as nações apresentem abismos sociais idênticos. Que fator explicaria essa distorção?
6. Uma excelente explicação para o grande número de casos de violência no Brasil tem natureza política. Trata-se da impunidade. Explique como é construída a impunidade em nosso país, a partir de três referenciais: polícia/justiça, legislação e aparato punitivo.
7. Existem inúmeras sugestões para fazer com que a polícia brasileira se torne um instrumento verdadeiramente eficiente no combate ao crime. Uma delas diz respeito ao que se convencionou chamar policiamento preventivo. Comente essa categoria de atuação.
8. Por último, podemos também citar a fragilidade dos valores que regem nossa sociedade como uma das grandes causas da violência. Explique essa idéia, propondo-lhe uma solução adequada. 9. “Contra o crime organizado, o que funciona é a sociedade organizada.”
Explique a frase acima, de Gilberto Dimenstein.
Este conteúdo pertence ao Descomplica. É vedada a cópia ou a reprodução não autorizada