Fidelidade da comunicação
No capítulo em questão, Fidelidade da Comunicação- Determinantes de efeito, o autor apresenta os fatores responsáveis para a comunicação acontecer. E de início ele já mostra dois desses fatores: a Fidelidade, que vai expressar exatamente o que a fonte quer dizer; e o ruído que distorce a qualidade do sinal. A eliminação do ruído aumenta a fidelidade.
O autor também lista 6 elementos básicos da comunicação: fonte, codificador, mensagem, canal, decodificador, receptor. Há 5 habilidades verbais de comunicação: escrita e palavra que codificam; leitura e audição que decodificam; e por fim o pensamento e o raciocínio que codificam e decodificam.
Os codificadores- fontes influenciam a nossa capacidade de dizer algo quando nos comunicamos. E,também a de codificar mensagens que exprimam o q pretendemos. O autor aponta que ficaremos limitados em nossa capacidade de exprimir os nossos objetivos se não tivermos habilidades comunicadoras que codifiquem mensagens corretas.
O receptor tem maior importância no processo de comunicação, pois a mensagem deve atingi-lo. Ele destaca que o conhecimento da comunicação influencia o comportamento de comunicação. Isto é, sua forma de se comunicar, é influenciada pela suas atitudes, sobre as características do receptor, pelos meios que poderá produzir ou tratar as mensagens, sobre as várias escolhas que poderá fazer de canais de comunicação.
Por fim ele define mensagem como o produto físico real do codificador-fonte, ou seja, o discurso, a escrita, a pintura, os gestos são a mensagem.
Berlo foi conciso e formal e o seu texto foi muito técnico, com muitos exemplos tanto atuais, para sua época (já que este livro foi publicado em 1960), quanto antigos como da filosofia de Platão que disse que o pensamento requer símbolos mentais, ou seja, imagens que o homem leva consigo, deixando bem claro que o homem pouco conhecia sobre percepção, cientificamente.
Não é fácil definir as palavras elementos e