Fichamento
CARIACICA – ES
2015
nome
FICHAMENTO GERAL: “CONTAR HISTÓRIAS: UMA ARTE SEM IDADE” DE BETTY COELHO
Trabalho apresentado à Universidade De Uberaba, polo de Cariacica - ES, como parte das exigências do componente Trabalho de Construção de Aprendizagem da primeira Etapa do Curso de Pedagogia, sob orientação da preceptora Michelly Bart Do Nascimento.
CARIACICA – ES
2015
Introdução: antecedentes ou uma história na primeira pessoa
O trabalho mostra-nos as experiências da autora, nos mostrando como contar uma história.
A autora cita a experiência vivida na sala de aula durante um estágio no curso de magistério, precisava fazer com que as crianças a vissem se uma forma diferente como uma autoridade na sala de aula, e começar a contar história lhe deu o que ela precisava, pois, conquistou as crianças não por imposição de autoridade como professora, mas com a conquista pela história contada. Percebeu que as crianças se interessavam bastante.
“aprendi a primeira lição de magistério: ouvir histórias e cantar são coisas de que as crianças gostam muito. Daí por diante não parei de aprender com as crianças observando-lhes as reações interpretando suas atitudes e refletindo sobre isso.” (p.8).
Capítulo 1: Escolha da história
A história para ser contada deve ser escolhida de acordo a faixa etária e interesses. Às vezes leva se tempo pesquisando para encontrar a história adequada que atenda ao interesse dos ouvintes. (p.13)
A autora ressalta as crianças com certas deficiências tem uma atenção maior. Para cada situação deve-se ter o cuidado na escolha das histórias. (p.20)
A escolha da história funciona com o uma chave mágica e tem importância decisiva no processo narrativo. Falei chave não falei “varinha”. Chave requer habilidade para ser manejada a habilidade que se conquista com empenho e estudo. (p.20)
A escolha da história de acordo com a idade é muito importante,