diversidade e o curriculo
DISCIPLINA: CURRÍCULO, CULTURA E AMBIENTE ESCOLAR
PROFESSORA: Rita Silvana Santana dos Santos
Aluna: CAMILE MOHANA DE C. CONTE
Atividade 3
A escola não é mais a mesma, aquele espaço homogeneizado, em que se via e/ou atendia apenas crianças tidas como normais. Com o crescimento do discurso da inclusão e diversidade, cada vez mais se vê surgir na sociedade uma nova escola, mais aberta, diversa e integral, tornando o espaço escolar mais colorido e rico em aprendizagem.
A entrada das crianças com necessidades educativas especiais na escola, verdadeiramente representou um marco social, fruto de uma enorme conquista histórica, como se verá adiante, todavia ainda há muito há fazer para a construção de uma escola efetivamente inclusiva e comprometida com a diversidade.
No contexto da diversidade, as diferenças se tornam motivo de desigualdade, promovendo o conflito nas relações humanas: como a Escola reflete os conflitos vividos na sociedade? Como o currículo lida com tais conflitos, já que é ele que norteia o fazer pedagógico da escola? Como o currículo trata de questões como o preconceito, discriminação, raça, racismo, gênero, etnia, sexualidade, homossexualidade, homofobia, deficiência física e /ou mental, e tantas outras questões, que nos tornam tão singulares e únicos? O preconceito se baseia na opinião que se forma antecipadamente, com base em informações acerca de pessoas, grupos e sociedades em geral, infundadas ou baseadas em estereótipos que se transformam em julgamento prévio negativo, gerando, assim, a discriminação, que é a materialização de tais preconceitos em ações, em alguns e não raros casos violentos. A luta histórica da mulher na conquista e garantia de direitos, tem avançado de forma acelerada nas últimas décadas, entretanto, ainda é muito forte a desigualdade de tratamento no que se refere às questões de trabalho, ainda é muito tímida a inserção da mulher na vida política do País e, a cada dia se