fichamento
“A ciência utiliza-se de um método que lhe é próprio, o método científico, elemento fundamental do processo do conhecimento realizado pela ciência para diferenciá-la não só do senso comum, mas também das demais modalidades de expressão da subjetividade humana, como a filosofia, a arte, a religião. {…} Ao trabalhar com seu método, a primeira atividade do cientista é a observação de fatos. Inicialmente, essa observação pode ser casual e espontânea como por exemplo: todos nós vemos cotidianamente os objetos largados a si mesmos caírem no chão” (pa.102).
“O método científico se compõe de dois momentos : o momento experimental e o momento matemático. O método científico é um método experimental/matemático, notando-se que no momento experimental está em curso a fase indutiva do método, enquanto, no momento matemático, a ciência se constrói em sua fase dedutiva” (pa. 104).
“Na visão dos inauguradores das ciências que tomavam o homem como objeto, ele é um ser natural como todos os demais” (pa.106)
“Para a ciência, o real se esgota na ordem natural do universo físico, a qual tudo se reduz, incluindo o homem e a própria razão, que é razão natural” (pa.107).
“A ciência, no sentido estrito em que entendemos hoje, nasceu na modernidade, quando se fez uma crítica cerrada ao modo metafísico de pensar e de, supostamente conhecer” (pa.109).
“Só podemos conhecer aquilo que é dado à experiência sensível que nos revela um conjunto de relações que podemos mensurar com os recursos da matemática, mas nunca chegar a suas eventuais essências” (pa.110).
“Na sua gênese, as Ciêcias Humanas procuraram praticar a metodologia experimental/matemática da ciência, assumindo os pressupostos ontológicos e epistemológico do positivismo” (pa. 112).