ceramicas
1. Descreva resumidamente os fundamentos históricos das cerâmicas no mundo?
Registro de objetos de 15000 anos A.C. Cada povo em diferentes regiões do mundo fabricava seus utensílios a partir da argila; os métodos modernos de fabricação deram maior destaque ao cruzamento entre a química dos silicatos e a metalurgia e a física do estado sólido.
2. Quais as principais características físicas e químicas das cerâmicas?
Suportar altas temperaturas; Resistir a maiores pressões; Propriedades mecânicas superiores; Características elétricas especiais; Proteção contra agentes químicos corrosivos.
3. Defina materiais cerâmicos e compare características desta classe de materiais com os materiais que você tem conhecimento (madeira, plásticos, aços,...)?
São materiais com altíssima resistência a temperatura, refratários.
Em comparação com o plástico, a cerâmica risca, corta e o ponto de fusão é muito mais elevado.
4. O que você considera importante entre as cerâmicas tradicionais e avançadas apresentarem diferenças significativas?
As cerâmicas tradicionais provêm de matérias-primas de composição inconstante, normalmente de origem natural e, eventualmente, aditivadas com matérias-primas sintéticas. Isso resulta em um menor controle das suas propriedades finais.
As cerâmicas avançadas são produzidas a partir de matérias-primas sintéticas de alta pureza. Este fator, aliado a um rígido controle de todo o processo de produção, confere um alto domínio sobre as propriedades finais da peça.
5. Quais os principais tipos de cerâmicas?
Cerâmicas: porcelana, louça, vasos, louça de pó de pedra e louça vitrificada.
6. Diferencie os tipos de cerâmica em função de suas aplicações?
Louça comum: As denominada semi-vitrificada, é porosa, opaca, com um vidrado mole; Louça vitrificada (porcelanizada): É uma cerâmica com um vidrado medianamente resistente a abrasão é usado com objetivos não técnicos;
Porcelana: É uma cerâmica vitrificada