Tutorial Tuberculose
I. INTRODUÇÃO
O Mycobacterium tuberculosis é responsável pela maioria dos casos de tuberculose; o reservatório da infecção são humanos com tuberculose ativa. A tuberculose orofaríngea e intestinal, contraída através da ingestão do leite contaminado por M. bovis, é rara em países onde o leite é rotineiramente pasteurizado, mas ela ainda é vista em países que possuem vacas leiteiras tuberculosas e leite não pasteurizado.
II. EPIDEMIOLOGIA
Estima-se que a tuberculose afete 1,7 bilhão de indivíduos ao redor do mundo, com 8 a 10 milhões de novos casos e 1,6 milhão de mortes a cada ano, um número menor apenas do que na doença pelo HIV. A infecção pelo HIV torna as pessoas suscetíveis à tuberculose rapidamente progressiva; cerca de 10 milhões de pessoas estão infectadas com ambos, HIV e M. tuberculosis. De 1985 a 1992, o número de casos de tuberculose nos Estados Unidos aumentou em 20% devido ao aumento da doença em pessoas portadoras do HIV, imigrantes, e aqueles em prisões ou abrigos para sem-teto.
No Brasil, estima-se que cerca de 50 milhões de pessoas estejam infectadas pelo bacilo da tuberculose no Brasil. Anualmente, são notificados cerca de 80 mil casos novos em 4,5 mil mortes em decorrência da doença. Em decorrência disso, a tuberculose é um grave problema de saúde pública em nosso país. A doença acomete, em geral, adultos entre 20 e 39 anos da idade, cuja incidência é de 98,8/100 mil e dos quais apenas um terço é do sexo feminino. Já os adultos entre 40 e 59 anos de idade apresentam uma incidência de quase 91/100 mil e nos com 60 anos ou mais é de 75,5/100 mil.
No Brasil, na década de 1980, houve uma redução no número de casos de tuberculose. Contudo, com o aumento do número de casos de Aids, houve, também, um novo crescimento nos casos registrados de tuberculose.
É importante que a infecção por M. tuberculosis seja diferenciada da doença. A infecção é a presença dos organismos, os quais podem ou