Fichamento émile durkheim
Para Durkheim, fato social é tudo aquilo que por via do modo como os homens estão relacionados numa sociedade se impõe a eles, como ação que eles devem realizar, e que deve ser estudado por meio de seus efeitos sociais.
A divisão do trabalho possui um efeito social, pois ela cria relações interpessoais necessárias à vida, e sua verdadeira função é criar um sentimento de solidariedade, além disso, seu efeito mais notável é tornar possível as sociedades e ser a fonte, pelo menos principal da solidariedade social. Que poder ser definida a partir da consciência coletiva, que é o conjunto de crenças e de sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que possui vida própria.
A consciência coletiva é inteiramente diferente das consciências individuais, e ainda assim, é ligada a esta. Em suma, ambas formam uma só, nossa consciência total. Acabando por serem assim, solidárias, resultando numa solidariedade sui generis.
Um número de estados de consciência comum a todos os membros da sociedade cria uma coesão social entre estes, que liga diretamente o individuo a sociedade e que acarreta numa solidariedade social, que nada mais é do que laços que prendem os indivíduos uns aos outros nas diferentes sociedades, sendo assim um fato social.
Durkheim destaca dois tipos de solidariedade social, a mecânica e a orgânica.
Na solidariedade mecânica o individuo está diretamente ligado à sociedade, e esta acaba por ser um conjunto mais ou menos organizado de crenças e sentimentos comuns a todos os membros do grupo (tipo coletivo), esta solidariedade atinge seu ápice quando a consciência coletiva abrange exatamente nossa consciência total e coincide em todos os pontos com ela, fazendo com que nossa personalidade se esvaneça por definição.
Já a solidariedade orgânica que é produzida pela divisão do trabalho depende da sociedade, pois dependem das partes que a compõem, criando assim um sistema de funções diferentes e especiais que unem