Fichamento de "as regras do método sociológico" - émile durkheim
ÉMILE DURKHEIM
FICHAMENTO
IDENTIFICAÇÃO
DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA II
SEMESTRE/ ANO: 2º SEMESTRE DE 2011.
PERÍODO: SEGUNDO PERÍODO DO BACHARELADO/LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
PROFESSOR (A): GEORGE GOMES COUTINHO.
ALUNOS: IVANISE F.SILVA, JHENIFFER A.VIEIRA, DRIELLY GOMES
AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO- DURKHEIM, ÉMILE
INTRODUÇÃO
“Fomos, portanto, pela força das próprias circunstâncias, levados a elaborar um método mais definido, ao que julgamos, e mais exatamente adaptado à natureza particular dos fenômenos sociais”( p. 391)
- O texto, segundo Durkheim, tem por objetivo ir aos fenômenos sociais particularmente; com um método mais definido e adaptado a essas particularidades.
CAPÍTULO PRIMEIRO
O QUE É FATO SOCIAL
“É um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior”, ou ainda, “que é geral no conjunto de uma dada sociedade ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais.”( p. 394, p. 395)
- Neste capítulo, além de definir o que é “Fato Social”, Durkheim diferencia-o dos acontecimentos humanos; sendo que estes mudam de acordo com a vontade humana, já os fatos sociais não mudam tão facilmente.
CAPÍTULO SEGUNDO
REGRAS RELATIVAS À OBSERVAÇÃO DOS FATOS SOCIAIS
I
“Quando alguém julga saber em que consiste a essência da matéria esse alguém põe-se imediatamente à procura da pedra filosofal. Esta usurpação da arte em desfavor da ciência, impedindo-a de se desenvolver, é, aliás, facilitada pelas próprias circunstâncias que determinam o despertar da reflexão científica visto que, como ela nasce para satisfazer as necessidades vitais, acha-se naturalmente orientada para a prática. As necessidades que é chamada a aliviar são sempre prementes e, por conseguinte, apressam-na a conclusões; as necessidades reclamam remédios e não explicações”(p. 397)
-