Fichamento Émile Durkheim
Um Toque de Clássicos
Referencia: Quintaneiro T, Oliveira M.L, Oliveira B.M.G.M. Um toque de clássicos:Marx, Durkheim e Weber. 2 ed. ver.amp. – Belo Horizonte: Editora UF MG, 2002.
ÈMILE DURKHEIM
* “As dificuldades práticas só podem ser definitivamente resolvidas através da prática e da experiência cotidianas. Não será um conselho de sociólogo, mas as próprias sociedades que encontrarão a solução.” (PAG.60)
INTRODUÇÃO
* “Émile Durkheim foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência empírica e para sua instauração no meio acadêmico, tornando-se o primeiro professor universitário dessa disciplina [...] O sociólogo francês viveu numa Europa conturbada por guerras e em vias de modernização...” (PAG.60)
* “Entre os pressupostos constitutivos da atmosfera intelectual da qual se impregnaria a teoria sociológica durkheimiana, cabe salientar a crença de que a humanidade avança no sentido de seu gradual aperfeiçoamento, governada por uma força inexorável: a lei do progresso.” (PAG.60)
* “O industrialismo, com sua incontida força de transformação, impunha-se a todos como a marca decisiva da sociedade moderna. Por outro lado, difundia-se a concepção de que a vida coletiva não era apenas uma imagem ampliada da individual, mas um ser distinto, mais complexo, e irredutível às partes que o formam.” (PAG.60)
* “Durkheim recebe também a influência da filosofia racionalista de Kant, do darwinismo, do organicismo alemão e do socialismo de cátedra.”(PAG.61)
* “Um dos alvos da crítica durkheimiana, em tal sentido, foi ao que chamou de individualismo utilitarista representado por Herbert Spencer, para quem a cooperação é o resultado espontâneo das ações que os indivíduos executam visando atender a seus interesses particulares.”(PAG.61)
* Durkheim via na ciência social uma expressão da consciência racional das sociedades modernas, mas não excluía o diálogo com a História, a Economia e a