Fichamento - O que é Arqueologia?
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ARQUEOLOGIA
PROFESSOR: DR. LUCIO MENEZES FERREIRA ALUNO: JHONATAN ROSA LUCAS
DATA: 15/05/14
O que é Arqueologia?
GAMBLE, C. Qué es la Arqueología? In: Arqueología Básica. Barcelona: Editorial Ariel, 2002, PP 13-31
Resumo:
A imaginação Arqueológica
Diferentemente do convencional, nos permite averiguar o passado e perscrutar de maneira diversa acerca de encalços deixados pelo próprio ser humano.
Contextos Políticos
Com o preceito de estudar o passado a Arqueologia ganhou forças devido ao surgimento da nova ordem política, social e econômica durante a Revolução Industrial, inicialmente na Europa e depois na América do Norte. É derivada de três contextos políticos: Nacionalista, Colonialista e Imperialista.
Conceitos básicos da Arqueologia
Estilo – Avalia as semelhanças dos objetos;
Seriação – A identificação de um estilo cultural é cronologicamente variável e está associado a um determinado período de tempo;
Frequência de aparição – O objeto se modifica com o passar do tempo e é identificado por conta disso;
Estratigrafia – Interpretação das estruturas que aparecem durante uma escavação.
Mudança ao decorrer do tempo
Assim como qualquer outra ciência a Arqueologia foi se adaptando conforme o passar dos anos. Inicialmente com base na história cultural se amoldou a um contexto contemporâneo através da Arqueologia Antropológica e chegou aos dias de hoje com a concepção básica de que somos nós os construtores da mesma e não que ela foi feita para descobrirmos.
Citações:
“ Esta facultad nos permite llegar a um lugar al que nunca viajaremos, El pasado, y pensar sobre el tiempo y lós objetivos de forma muy diferente a como lo hacemos en nuestras vidas corrientes.” (p. 13)
“El gran cambio há venido de la mano de la arqueología antropológica, que se há desarrolado durante lós últimos 40 ãnos.” (p.18)
“Definir um arqueólogo como alguien que estudia el pasado es simplificar