Fichamento O Que Cidade Raquel Rolnik
Professora: Juliana Cardoso Nery
Bianca Almeida Rios
ROLNIK, RAQUEL. O que é cidade. 1a. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.
Raquel Rolnik possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição (1981) e doutorado na Graduate School Of Arts And Science History Department - New York University (1995). Já ocupou os cargos de Diretora de Planejamento da cidade de São Paulo e de consultora de cidades brasileiras e latino-americanas em política urbana e habitacional. Foi também Secretária Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades entre 2003 e 2007. É autora de livros e artigos sobre a questão urbana e foi Relatora Internacional do Direito à Moradia Adequada do Conselho de Direitos Humanos da ONU (2008-2014). É atualmente professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP,
Rolnik se propõe a discutir o que define uma cidade, e não só o faz com as atuais, mas também busca um elo com as do passado, para tanto aborda os aspectos históricos, econômicos, políticos e culturais que levaram a formação de tais aglomerações e explora como se deu seu desenvolvimento até chegar ao ponto atual. Seu foco é nas cidades europeias e americanas, o modelo ocidental, que é o que mais se relaciona a realidade brasileira, e toma como pontos importantes para essa análise a queda do feudalismo e a ascensão mercantilista, assim como a revolução industrial.
A autora inicia com uma comparação breve entre as cidades do passado, com o território definido por altas muralhas e as do presente, nas quais os limites mal são percebidos, nesse ponto indica que os espaços urbanos devem ser vistos, de forma mais abrangente, como uma predominância da cidade sobre o campo. Aí nota que independentemente de época e lugar elas eram e são polos de atração populacional.
O desenvolvimento da agricultura foi o primeiro grande passo rumo a sedentarização da