O que cidade
UNIT
LEONARDO REZENDE DINIZ
FICHAMENTO DA OBRA
“O QUE É CIDADE.”
Aracaju
2015
Ronilk, Raquel. O que é cidade / Raquel rolnik. – 4ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. - - (Coleção Primeiros Passos; 203)
Raquel Rolnik é uma arquiteta, urbanista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Foi diretora de planejamento da cidade de São Paulo (1989-1992), coordenadora de Urbanismo do instituto Pólis (1997-2002) e secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades (2003-2007), entre outras atividades profissionais e didáticas relacionadas à Política urbana e habitacional.
“O templo era o ímã que reunia o grupo. Sua edificação consolidava a aliança celebrada no cerimonial periódico ali rezado...” (P. 14)
“A arquitetura da cidade é ao mesmo tempo continente e registro da vida social... É como se a cidade fosse um imenso alfabeto, como qual se montam e desmontam palavras e frases...” (P. 19)
“Do ponto de vista político, a segregação é produto e produtora do conflito social. Separa-se porque a mistura é conflituosa e quanto mais separada é a cidade, mais visível é a diferença, mais acirrado poderá ser o confronto.” (P. 58)
O conceito de cidade, segundo a autora Raquel Rolnik em sua obra “O que é cidade.”, divide-se em três tópicos. A cidade como um ímã, que relata a construção de templos e plantio de alimento, garantindo o domínio sobre o espaço está na apropriação material e ritual do território, onde o templo era o ímã que reunia o grupo. A cidade como escrita, onde é possível compreender o desenvolvimento e cultura do meio, fazendo a relação entre a cidade e a escrita, onde se registra a acumulação de riquezas e de conhecimento. E por fim a cidade como mercado, onde passa a existir não apenas uma divisão do trabalho como também uma especialização do trabalho no interior das cidades, passando a existir a expansão do caráter mercantil da cidade.
Palavras-chaves: Cidade. Urbanismo.