Fichamento A República Platão
A REPÚBLICA
Página 256 à 257 (LIVRO VIII)
O Governante Filósofo:
Para Sócrates o Estado deveria ser governado por um filósofo, sendo este mais preparado para a tarefa, e por possuir as virtudes e os conhecimentos necessários e ser desprovido de ambições e bens materiais, para que uma melhor organização da sua cidade e garantindo melhores condições de vida para o seu povo.
Livro VIII – Página 258 á 290
As Quatro Formas de Governo: De acordo com Sócrates existiam quatro formas de governo as quais eram: Timocracia, Oligarquia, Democracia e Tirania.
Após essa definição das quatro formas de governo ele passa a explicar quais são as suas características e o caráter dos homens que nela residem.
A Timocracia: A primeira forma de governo que Sócrates define é a Timocracia, a qual ele julga ser uma mistura de dois governos; a Aristocracia e a Oligarquia, sendo ela formada pela influência dessas duas outras, e por uma característica própria, qual ele define sendo um governo que se caracteriza pelo uso da força e moldado para a guerra e onde a educação era baseada na violência e não na persuasão. Na visão de Sócrates o homem que compõe este governo é ambicioso e é movido pelas riquezas, recompensas e honras.
A Oligarquia:
Seguindo com suas definições Sócrates passa a explicar como funciona a Oligarquia, a qual ele define como um governo em que os detém o poder das decisões são aqueles que possuem bens materiais, não dando a população pobre “povo” oportunidade de participar deste governo, fazendo uso da força e intimidação para impor esta instituição. No entanto para Sócrates esta forma de governo possuía graves defeitos os quais eram; o fato de que essa constituição dependia dos pobres para funcionar e ainda a divisão da cidade em duas partes gerando a divisão da cidade em duas partes gerando conflitos entre essas duas partes, e precisando o governo desta população para lutar em uma Guerra, estaria ela armada contra os mesmos,