Fichamento A República de Platão
CURSO DE FILOSOFIA
GERBSON DA SILVA MENDONÇA
A REPÚBLICA
PALMAS
2013
GERBSON DA SILVA MENDONÇA
A REPÚBLICA
Trabalho realizado para obtenção de nota na disciplina de História da Filosofia Antiga, sob a orientação do professor Pe. Edmilson C. Benício.
PALMAS
2013
FICHAMENTO
Referência:
PLATÃO. A República. Trad. Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2005.
Livro I - Tópicos:
Descida ao Pireu;
Vantagens e desvantagens da velhice;
A virtude da justiça;
RESUMO O Livro um inicia com uma discussão entre Sócrates e Glauco sobre as vantagens e desvantagens da velhice. Deste assunto, passa-se ao tema principal de todo este livro, que de certo modo, também está presente na obra toda, a saber: sobre a virtude da justiça.
(...) Porém aquele que não tem consciência de ter cometido qualquer injustiça, esse tem sempre junto de si uma doce esperança (...) (Rep. nº 1 p. 15). Diante do que diz Polemarco, que a justiça consiste em fazer o bem aos amigos e o mal aos inimigos, Sócrates responde que é necessário antes, distinguir entre os verdadeiros e os falsos amigos e inimigos, pois as aparências podem enganar. O homem justo deve realmente agir como tal e não apenas parecer. Neste ínterim, Trasímaco entra no diálogo desafiando Sócrates a uma resposta diante do argumento segundo o qual a justiça consiste no interesse do mais forte, ou seja, daquele que detém o poder. Sócrates refuta esta tese, com um discurso sobre as diversas artes existentes, afirmando que cada uma não defende o próprio interesse, mas o interesse daqueles que dela aos quais está destinada. A justiça, como arte, é um bem para os outros, não para si. E quem não age assim, é um mercenário.
(...) Portanto, Polemarco, acontecerá que, para muitos quantos erram no seu juízo sobre os homens, será justo prejudicar os amigos, pois são maus aos seus