ANTIGO REGIME E REVOLUÇÂO INGLESA
ANTIGO REGIME E REVOLUÇÂO INGLESA
RESOLUÇÃO DOS EXÉRCICIOS
1 – Que atividades a população rural exercia na Europa do Antigo Regime (séculos XVI a XVIII)?
R: - Além das pessoas que trabalhavam direto na agricultura e na pecuária, numerosa parcela dessa população era composta de comerciantes e artífices que exerciam os mais variados ofícios, como os de ferreiro, metalúrgico, carpinteiro, ceramista, armeiro, moleiro, mineiro, seleiro. Havia ainda os trabalhadores das pedreiras, da construção civil, os construtores de carroças e carruagens, etc. Muitos eram proprietários ou arrendatários que exploravam o trabalho dos camponeses.
2 – Qual era o papel das cidades no período?
R: - As cidades eram, predominantemente, centros de comércio permanente ou temporário (feiras), e considerável parcela de sua população pertencia à burguesia comercial, do pequeno mercador ao grande negociante que comercializava com diferentes regiões do mundo; por esses motivos, em geral, nas grandes cidades se localizavam portos importantes.
RESOLUÇÃO DOS EXÉRCICIOS
1 – Em quais estamentos se dividia a sociedade do Antigo Regime? Quais seus deveres e direitos?
R: - A sociedade do Antigo Regime dividia-se em três estamentos (ordens ou estados): clero, nobreza e terceiro estado. Ao clero competia praticar o ofício religioso, para conduzir os fiéis à salvação eterna; a nobreza devia garantir a defesa militar da sociedade; e ao terceiro estado cabia trabalhar para o sustento da sociedade. O clero tinha o direito de ser alimentado e defendido; a nobreza contava com as orações e com o trabalho de outros; e o terceiro estado tinha o direito de receber orações e segurança. O clero e a nobreza formavam o grupo dirigente e detentor dos privilégios: eram dispensados dos trabalhos, não pagavam impostos; eram julgados por tribunais especiais e ocupavam os cargos mais elevados do Estado. O terceiro estado era excluído das decisões políticas, não desfrutava de privilégios