fichamento livro v republica de platao
p. 148
“SÓCRATES — Repito, pois, uma tal forma de governo boa e correta, tanto para a cidade como para o homem, e julgo as outras más e defeituosas, se aquela for correta, quer objetivem a administração das cidades, quer a organização do caráter no indivíduo. Estas formas de governo são representativas de quatro modalidades de vícios.”
“Adimanto — Sim, certamente. Mas essa razão, como todo o resto, necessita de explicações. Que caráter terá essa comunidade? Pois há muitas possíveis. E necessário esclarecer qual é aquela a que te queres referir. Faz muito tempo que aguardamos que nos fales acerca da procriação dos filhos — como se processará e como, após o nascimento, eles deverão ser educados — e que expliques sobre a comunidade das mulheres e das crianças a que te referes. Porque estamos convencidos de que a resolução que será tomada a esse respeito acarretará importantes consequências. Agora, que passas a examinar outra forma de governo sem nos teres esclarecido satisfatoriamente sobre estas questões, decidimos não te deixar prosseguir antes que tenhas explicado tudo isto, da mesma forma que procedeste com os outros assuntos.”
p. 149
Que discussão pretendeis levantar novamente a respeito do governo da república, como se ainda estivéssemos no início?! Considerava-me satisfeito por havê-la terminado, feliz por vós estardes satisfeitos com o que eu disse há pouco. Ao levantardes essas questões, desconheceis que grande número de discussões incitais! Eu percebi isso e o evitei há instantes, temendo que fosse causar grandes embaraços.
“Sócrates — Pois tuas palavras me causam efeito diametralmente oposto! Se eu falasse com conhecimento de causa, o teu estímulo ser-meia útil; com efeito, abordar assuntos de tão grande importância e que nos preocupam, diante de pessoas sensatas e amigas, só pode ser feito com segurança e confiança quando se conhece a verdade; mas falar quando não se possui tanta confiança, como acontece comigo neste instante, é