Fichamento
1 – A politica como teoria.
Costuma-se dizer que a democracia nasceu na Grécia, mais propriamente em Atenas, surgiu como uma proposta original que a o longo dos tempos fecundou teorias e sonhos de liberdade e igualdade dos mais diversos teores.
Por serem os gregos os primeiros a filosofar, também foram eles os primeiros a refletir criticamente sobre a política, por isso costuma-se afirmar que eles “inventaram” a politica.
2 – A democracia grega
A passagem do mundo rural e aristocrático da Grécia da Idade do Ferro (séculos XII a VIII a.C) para a formação das primeiras aglomerações urbanas no período arcaico (a partir do século VIII a.C.) determinou mudanças na estrutura social, politica e econômica.
Os gregos lançaram-se ao mar em busca de terras mais férteis e novos pontos de comercio (fundando colônias).
Nas polis destacavam-se dois lugares: a acrópole (constituía a parte elevada, que servia de ponto de defesa da cidade e local em que era construído o tempo.) e a ágora (praça central destinada às trocas comerciais, os cidadãos se reuniam para debater os assuntos da cidade e resolver problemas legais.
ATENAS NO PERÍODO CLÁSSICO
Drácon, Sólon e Clístenes, destacou o caráter humano das leis e não mais o divino, promovendo assim a ideia de cidadania.
O apogeu da democracia em Atenas ocorreu no século V a.C., quando Péricles era governante.
Nem todos os habitantes eram igualmente cidadãos (os estrangeiros, as mulheres e escravos eram excluídos).
O ideal democrático representou uma novidade, iria orientar as aspirações humanas por sociedades mais justas.
3 – Os sofistas e a retórica
Coube aos sofistas a função de justificar o ideal democrático.
Foram eles que elaboraram teoricamente e legitimaram o ideal democrático da nova classe em ascensão (comerciantes enriquecidos).
A justiça tornou-se politica e mais objetiva.
O filosofo Werner Jaeger, dizia que os sofistas exerceram influencia muito forte,