Fichamento - A química Forense na detecção de drogas de abuso
Metodologia da Pesquisa Científica – MPC
A química forense na detecção de drogas de abuso. (pp. 1 – 16)
SOUSA L. R. P. A química forense na detecção de drogas de abuso. Goiás.
“a análise dessas drogas vem sendo utilizada por diversos segmentos da sociedade e aplicada para verificar o uso de drogas no ambiente de trabalho, esporte e com finalidade forense” (p. 1)
“a análise toxicológica para evidenciar o uso de drogas de abuso pode ser realizada em diferentes amostras biológicas, e os principais métodos utilizados na Química Forense para detecção e quantificação detalhada e segura dessas drogas são a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC) e Cromatografia Gasosa acoplada ao Espectro de Massas (GC/MS)” (p. 1)
“é bem conhecido que o consumo abusivo de substâncias psicoativas, dentre elas o álcool, a cocaína e a maconha, tornou-se crescente nos últimos 10 anos, constituindo-se um dos fenômenos mais frequentes na população mundial” (p. 2)
“drogas de abuso são substâncias químicas administradas com o objetivo de obter um efeito psicoativo recreativo, sem qualquer indicação terapêutica ou orientação médica” (p. 2)
“a maioria das drogas de abuso afeta o sistema nervoso central (SNC) e altera o estado de consciência acarretando modificações emocionais, alterações de humor, pensamento e comportamento” (p. 2)
“o álcool, por exemplo, é uma droga de abuso depressora do SNC que induz sensações como euforia, relaxamento, ansiedade, comprometimento das funções mentais e motoras, até torpor e sono e outros efeitos” (p. 2)
“pessoas dependentes de substâncias químicas como o álcool, maconha e cocaína, são mais suscetíveis à prática de crimes” (p. 2)
“para a verificação do uso de drogas de abuso, vem sendo utilizada por diversos segmentos da sociedade e aplicada para verificar o uso de drogas no ambiente de trabalho, esporte, auxílio e acompanhamento de recuperação de usuários em clínicas de tratamento e com finalidade forense” (p. 2)