trabalho de administração
Prof. Esp. Mário Rizzatto Filho Aula: 19/03/2.013
BALANCETE DE VERIFICAÇÃO
E
MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS
BALANCETE DE VERIFICAÇÃO
Periodicamente (diariamente, semanalmente, quinzenalmente, mensalmente...), os responsáveis pela contabilidade devem verificar se os lançamentos contábeis realizados no período estão corretos. Uma técnica bastante utilizada para atingir tal objetivo é o Balancete de Verificação. Este instrumento, embora de muita utilidade, não detectará, entretanto, toda a amplitude de erros que possam existir nos lançamentos contábeis, como será visto adiante. O balancete não se presta exclusivamente para detectar erros de lançamentos contábeis; é também um importante instrumento contábil para tomada de decisões. O Balancete de Verificação é um resumo ordenado de todas as contas utilizadas pela contabilidade.
MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS
Este método, desenvolvido pelo Frei Luca Pacioli, na Itália, século XV, hoje universalmente aceito, dá início a uma nova fase para a Contabilidade como disciplina adulta, além de desabrochar a Escola Contábil Italiana, que iria dominar o cenário contábil até o início do século XX. O método consiste no fato de que para qualquer operação há um débito e um crédito de igual valor ou um débito (ou mais débitos) de valor idêntico e um crédito (ou mais créditos). Portanto, não há débitos sem créditos correspondentes, ou ainda a soma dos débitos é igual à soma dos créditos.
Exemplos de Partidas Dobradas A Companhia Albertina solicitou um financiamento ao Banco Coroa no valor de R$ 400.000, cujo valor foi depositado em Bancos c/Movimento aberta nesta oportunidade:
Bancos c/Movimento Financiamento 400.000 | | 400.000
Lançamentos duplos {Débito 400.000 {Crédito 400.000 A Companhia Albertina