Automação
Compensadores por atraso de fase, muitas vezes são a melhor forma de controlador que pode se começar a utilizar em um sistema para conseguir fazer o que for necessário. Como outros compensadores, o por atraso de fase pode ser usado para ajustar a resposta de frequência, adicionando no sistema um número igual de zeros e pólos, com esses conceitos é possível manipular o sistema para dar uma maior estabilidade, melhor desempenho e melhorias em geral. Tornando-se uma ferramenta indispensável para sistemas de controle.
A característica do atraso de fase é a de não acarretar consequências na compensação por atraso de fase. Os compensadores por atraso de fase são essencialmente filtros passa-baixas (indutor, aumenta impedância). Conforme citado anteriormente os compensadores de atraso de fase inserem no sistema um número igual de pólos e zeros, posicionando de modo que a contribuição de ângulo seja negativa. Este compensador atua como um filtro passa baixa (filtros passa baixa permitem a passagem de baixas freqüências sem dificuldades e atenua a amplitude das freqüências maiores que a freqüência de corte) , podendo reduzir o erro em regime permanente.
A redução do ganho em alta frequência faz com que as margens de ganho e fase possam ser mantidas dentro das especificações. Porém deve haver o cuidado de manter este compensador na região de baixa frequência para que a contribuição negativa de fase não diminua a MF (malha fechada).
Aplicação de um compensador por atraso de fase
Aplica-se nos casos em que a resposta transitória de um sistema possua características satisfatórias, enquanto que a resposta em regime permanente possua características insatisfatórias. Se aplicados o pólo e o zero do compensador por atraso de fase e caso eles estejam próximos um do outro, a contribuição angular do compensador em um ponto estipulado será aproximadamente zero grau.
Como resultado, os pólos de malha fechada do sistema compensado sofrerão