Fichamento - A prática do design gráfico
A necessidade do design – Primeiro capítulo - p. 21 – 46
Algumas definições
“O design não nasce, mas, sim, se faz [...] A finalidade de um projeto de design é ser reproduzido de forma industrial, pela mídia ou inserido em um contexto corporativo.”
Esse é um conceito da profissão de design, e além de tudo, o designer tem o dever de uma criar uma melhor maneira de comunicação visual e para isso, o essencial é conhecer o público alvo.
“O design é veículo da informação [...] A informação é o conteúdo útil da mensagem.” O designer tem que passar do melhor jeito a informação em uma quantidade necessária o suficiente para se entender a mensagem, dentro dos parâmetros propostos.
Identificação da necessidade
“O ponto de partida de todo o processo de design é a expressão de uma necessidade, de uma encomenda de um cliente para o designer [...] Nem sempre está claro qual é o papel que um projeto de design vai cumprir.” O designer é contratado como uma solução de um problema ou a correção do mesmo. O autor indica que o designer tem que se preparar previamente com informações para o projeto, tendo que levar em conta o propósito do cliente, formas de pagamento e prazo de entrega.
Definição do projeto
“Cada designer terá de buscar sua própria metodologia [...] de maneira que se torne mais enriquecedora para o que realmente importa: sua linguagem própria.” Ressalta a importância de ser autêntico. Tudo precisa ser antecipadamente analisado e preparado para que o profissional marque de algum jeito seu trabalho ao público.
Condições orçamentárias e prazos
“No momento de planejar o trabalho é aconselhável analisar criteriosamente essa situação, tomando o cuidado de deixar certa margem de manobra para situações imprevistas [...] Deixar de analisar esses aspectos pode trazer momentos de desconforto na relação cliente/designer.” Uma dica para evitar futuros imprevistos que